DECORAÇÃO DE CHÁ DE BEBÊ COM BAIXO CUSTO
Apesar de eu falar dezenas de vezes aqui que decorar Festinhas não é muito a minha praia, eu sempre acabo ajudando os amigos quando me pedem.
E desta vez, foi um motivo muito especial, pois é a chegada de um baby muito querido e desejado.
A mamãe, que é minha amiga, estava resistente em fazer um chá de bebê, mas foi fácil convencê-la rapidinho, e com a minha parte (decoração), ela não gastaria quase nada por isso.
A TEMÁTICA:
Escolhi como tema do chá algo diferenciado do que se vê por aí. Queria sair um pouco do trivial: decoração azul, linha clássica e provençal. Foi então que resolvi inserir o verde da botânica, em um segmento mais rústico. Com essas escolhas, definimos o tema, e então, O Jardim do Estêvão começou a ganhar vida.
A partir daí, tudo ficou mais fácil de ser elaborado. Acompanhe as ideias:
PAINEL DE FUNDO
-
BASE DE PALLET: eu poderia ter usado 4 pallets. Mas preferi usar apenas dois por também dois motivos: difícil de carregar (e meu marido estava sozinho carregando) e também pela medida de onde eu o coloquei (na cobertura de uma porta que tem a largura aproximada do pallet). E deu certo. Mas a dica é: se você irá apoiá-lo em uma parede livre, 4 unidades é ideal. Para fazer o painel com os pallets, basta amarrá-los um sobre o outro com cordas de sizal (são mais fortes). Não utilize pregos e martelo, pois depois fica dificil a remoção e você não poderá reaproveitar o pallet com a mesma qualidade. Para que o painel fique firme e não despenque ocasionando um problemão, é importante que tenham ganchos na parede para segurar as cordas.
LETREIRO DO PAINEL
Na intenção de não usar mais as famosas bandeirinhas com o nome ou dizeres, utilizei a ideia da moldura de quadro para simular uma gravura com a Letra Inicial do nome do bebê. A moldura é de madeira original e a pintura estava bem fosca e rústica, então, resolvi dar um ar imperial nela e pintei com Spray dourado. Ah, vale lembrar que essa moldura era de um antigo espelho que quebrou. (fica a dica antes de você pensar em jogar qualquer coisa fora…)
A letra, eu fiz com papel paraná que é bem mais duro que o papel cartão e papelão. É um pouco trabalhoso, mas como a letra era tamanho GG, foi mais prático do que eu imaginava. (ainda bem que foi apenas uma letra…)
ACABAMENTO DO PAINEL
Como o fundo do pallet + cor da moldura + cor do papel paraná eram parecidas e escuras, para não ficar tudo apagado e cada detalhe aparecer na hora da foto, coloquei um tecido branco sobre o pallet fazendo o papel de uma cotina. Assim, ficou literalmente um PANO DE FUNDO, para a decoração do painel.
Pra finalizar e dar acabamento, o jardim começa a ser inserido: plantas artificiais nas cores verdes. Muito verde… sem flores coloridas, apenas plantas.
O toque final? Uma linda gaiola também de madeirinha, bem rustica, que fechou a decor do painel.
Foto de Celular
MESA
Na mesa, utilizei o mínimo possível de louças, para não tirar a atenção do painel e também para não poluir muito o visual (o menos é mais).
Então, coloquei tudo o que a mesa serviria diretamente nela, sobre um tecido de juta que usei como forro/caminho de mesa.
Os detalhes decorativos foram:
-
FRALDA: Bolo de fralda enrolado pelo avesso, ou seja, não enrolei na forma mais óbvia com o plástico para fora, e sim, com o lado do forro de dentro da fralda, para dar uma ideia mais clean e artesanal. Não enchi de fitas coloridas ou cores, mas usei cordões de sizal para dar a cara rústica ao bolo fake. Finalizei com plantinhas e flores brancas.
-
SUQUEIRA: Eu até poderia usar as de vidro, mas estou sempre atrás do “diferente”, e essa eu posso dizer que é mesmo. Suqueira sanfonada, fácil de guardar e muito engraçadinha. E a cor super combinou sem querer querendo…
Foto de Celular
-
DOCINHOS: aproveitando o tema jardim, os brigadeiros viraram lindos vasinhos de terra, como um adubo, e uma linda plantinha nascendo. Fácil de fazer, o granulado simulou a terrinha, e as folhas de hortelã fizeram o papel da platinha comestível. Ah, e o palito de sorvete, simula uma pá de jardim. Fiz o mesmo com as colheres de brigadeiro, na intenção de parecer terra mesmo. A paçoquinha, com sua cor e textura, veio dar um toque mais terrário à decoração de doces.
-
SOB A MESA: a Lousa, que está em alta nas decorações de festinhas e eventos, e propositalmente borrada. As plantinhas verdes caídas no chão também foram propositais. Já que não pude jogar terra devido ao estilo e regras do salão, coloquei algumas que sobraram. Fiquei triste por terem acabado e eu não conseguir preencher o chão todo.
O varal substituiu também as bandeirolas. Fiz o usual varal da roupinha, somado aos frufrus de tecido que sobrou.
Fotos de Celular
ADICIONAIS
CENTRO DE MESA: quem me conhece sabe, esses potinhos de vidro são minhas peças coringas. Onde eu vou, eles vão atrás, chamo-os de meus Minions. Na foto não saiu, mas no lado de dentro coloquei uma fralda enrolada, e no lado de fora, fiz essa fralda de tecido com alfinete para colocar bolinhas de amendoim ou balas no centro de cada mesa dos convidados. É um vidrinho de aperitivos.
RECADO PARA O BEBÊ: Também saindo do tão comum caderno de recados, fizemos recortes em papel reciclado de roupinha de bebê. Ao anotar, era só depositar a roupinha dentro do pote de vidro.
-
FINALIZAÇÃO: Por fim, finalizei com dois quadrinhos decorativos: o nome do bebê com estampa em listras verdes, e um com a foto da mamãe.