Decorar com móveis antigos pode trazer charme e personalidade para um ambiente. Muitas pessoas ainda sentem medo na hora de escolher mobílias por medo de ficar cafona.
Mas é possível sim deixar a casa totalmente charmosa e contando histórias. Basta seguir algumas dicas que vão te auxiliar a incorporar estes móveis sem medo:
1. Combine o antigo com o novo: uma das melhores maneiras de incorporar móveis antigos é combiná-los com peças modernas. Isso ajuda a equilibrar o ambiente e evita que ele pareça datado ou ultrapassado.
2. Escolha peças-chave: se você tiver muitas mobílias que não sejam atuais, escolha alguns destaques para exibir e guarde o restante. Isso ajudará a evitar que o espaço pareça abarrotado e desorganizado, trazendo um toque sútil e charmoso.
3. Restaure os móveis: se seus móveis antigos precisarem de restauração, invista nessa etapa para garantir que eles estejam em bom estado e prontos para serem exibidos. No mercado existem muitos lugares que realizam um bom serviço de reparação de móveis.
4. Brinque com as cores: móveis antigos muitas vezes têm acabamentos diferentes dos móveis modernos. Considere pintar os móveis ou adicionar um novo acabamento para torná-los mais coesos com o restante da decoração.
5. Encontre móveis autênticos: se você deseja que sua decoração com móveis antigos seja autêntica, procure por peças em lojas de antiguidades, brechós ou vendas de garagem. Nossa dica é você conhecer lojas como a Atelier Clássico, muito conceituada no ramo de antiguidades também.
Lembre-se: a decoração é algo pessoal e deve refletir o seu estilo e gostos pessoais. Portanto, siga as dicas acima como uma orientação e adapte-as de acordo com suas preferências.