O QUE EU SOU? ARQUITETA OU DESIGNER DE INTERIORES? PORQUE ESCOLHI ESTA PROFISSÃO? QUAIS SÃO OS MEUS REFERENCIAIS?
Bom, eu comecei esse post falando das diversas perguntas que me fazem por aí: sejam amigos, clientes, todos querem saber mais.
A minha história de como cheguei até aqui com a Decor & Home Organizer vocês já sabem. Se você está chegando agora por aqui, clique neste LINK e saiba mais sobre mim (mas leia depois que terminar este post, tá?)
Há 2 anos sou Decoradora por profissão, e hoje, sou estudante de Design de Interiores, caminhando logo logo pra reta final. Tenho várias certificações na área com cursos e especializações de interiores e amo muito tudo isso.
Por que eu escolhi Design de Interiores e não Arquitetura: pelo simples e grandioso fato de eu ser A-PAI-XO-NA-DA por interiores SOMENTE!
Gente, eu pesquisei MUITO, fiquei meses e meses sondando, lendo, fazendo contatos com arquitetos e designers sobre qual curso eu iria por fim ingressar, lia e relia todas as grades curriculares de diversas faculdades, para tomar a decisão correta. Ouço até hoje comentários críticos sobre Arquitetura, que é modinha, que todo mundo quer fazer e etc etc.
Quem me conhece muito bem sabe que eu detesto fazer escolhas erradas. E eu não começo jamais algo para depois parar. Pra mim, isso é um atraso de vida e um tremendo roubador de tempo (mas isso eu tenho pra mim, tá, afinal, não tenho mais 18 anos rsrsrs).
No fundo, no fundo, eu já sabia o que meu coração queria. Mas pesquisar é uma excelente ferramenta pra você se satisfazer em ter tomado a decisão certa.
Como eu já disse acima na matéria sobre a diferença dos cursos, em todas as grades curriculares e conselhos de arquitetos afirmam que Arquitetura é um curso excelente, mas a maior parte dos estudos, eram sobre edificações e construções, com pouco foco em estética interior. Eu iria passar quase 10 semestres ouvindo e estudando quase nada sobre isso. E ainda, no final do curso, ter que me especializar em Interiores por mais um tempo.
Já as matrizes curriculares de DI (sigla para Design de Interiores), tinham exatamente as palavras chaves que batem lá no fundo do meu coração: cores, desenho, móveis, iluminação, tintas, cadeiras, poltronas, tapetes, cama, gesso, cortinas, mesas, acessórios, certo e errado, beleza, estética, moda, estilo, vitrines, Milão, enfim, todo isso e muito mais que me pegou e eu me rendi.
Então tomei a decisão de fazer um curso de Designer de Interiores, e confesso que foi ALÉM das minhas expectativas, porque estou obtendo muito mais conhecimentos do que eu imaginava, além de trabalhos, pesquisas e feiras que visito, que super agregam na hora de criar o projeto.
Mas não foi só por isso. Eu tenho 3 faculdades já. Sou formada em Secretariado Bilíngue, Teologia e tenho Pós em Letras. Ficar mais 10 semestres numa faculdade tendo uma empresa que já está engatilhando seria muito pra mim. Por isso, fiquei com a opção do curso que eu mais gostava em menos tempo. DI tem apenas 3 anos de duração e minhas aulas variam de presenciais para semipresenciais. Fora que posso estudar no horário que eu quiser: durante o dia ou a noite.
E eu não parei por aí, com o crescimento da Decor & Home Organizer, senti a necessidade de ter o nicho de Arquitetura na minha empresa. E por estratégia de uma visão empreendedora, eu não posso fazer TUDO sozinha. Então, hoje, a D&H conta com profissional de DI (que sou eu), Organização (eu e minhas ajudantes), Arquitetos e mais um nicho que vem aí: Engenharia Civil. Tenho vários braços, assim, divido tempo e know how com outros profissionais.
Mas eu não páro de sonhar. Sempre quero mais. Hoje em dia, por já possuir 3 faculdades, dou muito mais valor aos cursos de especialização e extensão como pós e mestrados do que tecnicamente uma graduação. Não por desmerecimento, por favor, não pense isso. Mas por estratégia de crescimento. Os cursos e feiras tem me dado mais intimidade com as ferramentas de Decoração, apesar de tudo ser muito mais caro, mas valem o investimento.
MEUS REFERENCIAIS:
Eu amo observar projetos arquitetônicos e decorações por onde eu vou. Desde os mega projetos, até um simples quadro na parede. Então, obviamente, eu tenho grandes nomes como referenciais como também dou muitíssimo valor aos nomes que nem são tão famosos, mas que deveriam ganhar prêmios e prêmios por seus singulares olhar clínico e toques cheios de sensibilidade.
São eles:
Philip Johnson
Responsável por popularizar os chamados arranha-céus “caixa de vidro”, o americano Philip Johnson é considerado um dos pais da arquitetura moderna e um dos principais arquitetos do século XX.
Oscar Niemeyer
É impossível fazer uma lista sobre os maiores arquitetos de todos os tempos sem mencionar o brasileiro Oscar Niemeyer. Considerado um expoente no modernismo, ficou famoso por dar vida ao projeto de Brasília, tal como projetou a sede da Organização das Nações Unidas. Foi o primeiro brasileiro a conquistar o Prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura.
Jean Nouvel
O francês Jean Nouvel é lembrado pelas obras imponentes e que desafiam as leis da física, e um dos principais nomes da arquitetura contemporânea. Os projetos de Nouvel dialogam com a natureza, criando um estilo arrojado e único.
Mauricio Arruda
Ele foi motivo de um trabalho meu na faculdade e foi um prazer contar sobre sua vida. Um artista contemporâneo moderno e que está no auge da carreira. Adoro!
Lina Bo Bardi
Sim, ela mesma, a autora do MASP.
Leia mais sobre esta matéria nos seguintes tópicos:
- ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES – QUAL A DIFERENÇA?
- QUANTO E COMO COBRAM?
- O ARQUITETO PODE SER DESIGNER DE INTERIORES? E O DESIGNER PODE SER UM ARQUITETO?
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESIGNER DE INTERIORES E UM DECORADOR?
- PAISAGISMO: ARQUITETO E DESIGN DE INTERIOR PODEM TRABALHAR NESTE RAMO?
- ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL TEM A VER?
- POR QUE CONTRATAR UM DESIGNER DE INTERIORES?
- TENHO UM PROJETO, QUEM DEVO CONTRATAR?