Muitas pessoas me perguntam se sou Arquiteta ou Designer de Interiores, e muitas pessoas TAMBÉM me perguntam se sou Designer de Interiores ou Decoradora.
Mas afinal, existe diferença? Se existe, qual é?
Foi então que percebi que é MUITO comum as pessoas se confundirem, ou até mesmo não saberem a função e o nome de cada um destes profissionais. É por isso que criei esta matéria, para deixar tudiiiinho explicado pra você. Espero fornecer todos os detalhes possíveis e, já pegue um suco, senta num lugar fofinho, não se distraia porque esse post vai ser beeem grandiiiii, mas totalmente informativo pra vc sair por aí ensinando pra todo mundo. E pra que você não se canse e nem enjoe da leitura, confira as pautas que vamos falar e assim já despertar seu interesse agora! Confere aí:
- ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES – QUAL A DIFERENÇA?
- O ARQUITETO PODE SER DESIGNER DE INTERIORES? E O DESIGNER PODE SER UM ARQUITETO?
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESIGNER DE INTERIORES E UM DECORADOR?
- ESTES PROFISSIONAIS PODEM TRABALHAR COM JARDIM E PLANTAS?
- QUERO FAZER ARQUITETURA OU DESIGN DE INTERIORES – QUAL A MELHOR FACULDADE NO RAMO?
- NÃO ENTRE NUMA FURADA!
- ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL TEM A VER?
- TENHO UM PROJETO – QUEM EU DEVO CONTRATAR?
- POR QUE CONTRATAR UM DESIGNER DE INTERIORES?
- O QUE EU SOU? ARQUITETA OU DESIGNER DE INTERIORES? PORQUE ESCOLHI ESTA PROFISSÃO? QUAIS SÃO OS MEUS REFERENCIAIS?
ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES = QUAL A DIFERENÇA?
Se você se confunde, não tenha vergonha, pois até aspirantes a estas profissões tem dificuldades de distinguir, pois ambas as profissões têm funções muito comuns e muitas matérias do curso pertencem a mesma grade curricular, porém, tem diferença SIM!
DESIGN DE INTERIORES: é o ramo especialista em projetos internos, como o nome já diz: interiores. O profissional é o Designer de Interiores. O seu foco é no interior, na confecção e arranjo de mobília e iluminação. Mas isso NÃO quer dizer que ele atue somente no lado de dentro de um espaço. O Designer de Interiores também atua com fachadas, jardins desde que não modifique estruturas de construções. Ele se atém totalmente à estética, funcionalidades e organização de um espaço e ambiente. Numa linguagem mais técnica, é o profissional responsável pela cenografia e composição visual de um ambiente, seja ele qual for. Está sempre por dentro das tendências que vem do exterior, entende de Moda, Estilo e Beleza, pois todas as tendências destas áreas andam junto com a decoração. Sabe harmonizar móveis com cores, paredes, texturas, medida certa, tudo para que o ambiente fique funcional, bonito e correto.
Campo de trabalho: o Design de Interiores pode trabalhar em qualquer ambiente interno como empresas, comércios, lojas, residências, show room de produtos, feiras, estandes, festas, eventos, consultorias, enfim, todo ambiente que necessitar do parecer e composição técnica visual deste profissional. Pode abrir seu próprio escritório, como pode trabalhar para outros escritórios, projetos, acompanhar obras, parceiros e até lojas de móveis planejados.
Grade Curricular: no curso de Design de Interiores você vai estudar: composição de espaço, forma e cores, desenho técnico (plantas baixa e 3D), desenho mobiliários, ergonomia, história da arte, tecnologias, antropologia e cultura, cenografia, design comercial, residencial, história do design, sustentabilidade, paisagismo, empreendedorismo, desenho tridimensional, oficina de marcenaria, fenomenologia espacial, linguagem fotográfica, maquetes, elétrica, hidráulica, psicologia, neurociência, criação e inovação, saúde ambiental, e entre outros. A duração de um curso vai de 2 anos à 08 semestres (2 a 4 anos), dependendo do curso e faculdade.
Reconhecimento: ser Design de Interiores exige a escolha de 2 etapas – o bacharel ou o tecnólogo/técnico. Em ambos os cursos você obtém a mesma grade curricular, a diferença está apenas na formação e nos detalhes de algumas aulas, mas o conteúdo e a eficiência do curso se redunda no mesmo. A certificação do Design de Interiores é habilitada pelo CREA e ABD e constam o número do seu registro profissional. Então, opte sempre por cursos que ofereçam reconhecimento nestes órgãos.
> Quando uso DESIGN e quando uso DESIGNER?
ARQUITETURA: é um ramo mais abrangente que o Design de Interiores. Não é um ramo especialista em Interiores, mas também estuda esta área e o Arquiteto que queira trabalhar somente com Interiores também pode optar pelo seguimento, mas o estudo da Arquitetura estuda muito mais a questão Exterior, Construção e Urbanismo – estes, são os focos maiores do ramo da Arquitetura. O profissional de arquitetura é capaz de trabalhar com projetos de edificação, construção, reforma, obras e entende das leis e segurança de um edifício, de revitalizações, leis ambientais, quebras de parede, o que pode e o que não pode, áreas de risco pra uma construção, autorizações, etc.
Campo de trabalho: o profissional de arquitetura também tem condições de ter o seu próprio escritório, atuando em obras e construções seja ela qual for: residencial, comercial, do governo, desenhos, ongs, enfim, é uma área bem abrangente de atuação.
Grade curricular: no curso de Arquitetura você terá acesso a quase tudo parecido com o Design de Interiores, porém, com foco maior no estudo de construções, edificações, ciência, cálculos, desenho e história da arquitetura, antropologia, projetos governamentais e ambientais, topografia, urbanismo, desenvolvimento humano e social, paisagismo, sistemas prediais, patrimônios, legislações etc.
Reconhecimento: ao final do curso de arquitetura, o aluno recebe a certificação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo constando o número do seu registro profissional.
RESUMO DA DIFERENÇA: ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES
Pra não errar mais, de uma forma BEM RESUMIDA, um jeito fácil de diferenciar o profissional de designer de interiores de um arquiteto é pensar que o primeiro, atua com maior foco na parte INTERNA (não se limitando a apenas isso) e o segundo atua com foco maior na parte EXTERNA de uma construção. Mas é sempre bom saber um pouco mais, pois cada um destes profissionais são capacitados para atuar em mais serviços.
QUANTO COBRA UM ARQUITETO E UM DESIGNER DE INTERIORES?
Isso varia muito de profissional para profissional. Não existe um certo ou errado. Existe o justo e o injusto. Mas o profissional consciente, saberá como valorizar o seu trabalho e cobrar justamente por isso.
Antes de mais nada, quero dizer que não é barato fazer um projeto com estes profissionais e nem pode ser. Além do conhecimento técnico, eles assumem todos os riscos que pode haver em uma obra.
Segundo o CAU/BR, o método de cobrança mais adotado é por m², e para acertar no valor cobrado, existe uma tabela onde o arquiteto e o designer podem se basear: clique aqui
Além do custo por metro ², aplica-se mais a porcentagem do custo da obra + acompanhamento da obra (honorários). Veja no exemplo:
Fonte: aU.PINI
A montagem pode ser basicamente essa, mas como falei inicialmente, cada profissional aplica a sua forma de cobrar.
O ARQUITETO PODE SER UM DESIGNER DE INTERIORES?
E O DESIGNER DE INTERIORES PODE SER UM ARQUITETO?
Com certeza! Mas ambos precisarão ingressar no curso e obter certificação.
É muito mais comum um Arquiteto ingressar numa faculdade de Design de Interiores do que o contrário. Pois o curso de Arquitetura não abrange em toda a sua grade curricular matérias específicas de interiores. O foco maior é a edificação externa de uma construção. Então, o Arquiteto que queira trabalhar com finalizações de decoração e estética, vai sentir falta de conhecimentos mais técnicos e profundos, exatamente pela faculdade de Arquitetura não focar integralmente neste setor.
É por isso que o profissional de Arquitetura que escolheu Interiores, precisa se especializar em Arquitetura de Interiores para agregar mais conhecimento ao tema. Ou seja, ele vai sair da faculdade, tendo que fazer mais cursos sobre ambientes internos.
Já o Designer de Interiores em sua maioria já sabe o que quer: INTERIORES. E geralmente, se aparecem obras que necessitam de parecer técnico para edificações, estruturas, faz uma parceria ou já conta com um Arquiteto ou Engenheiro em seu nicho. Mas há quem também inicie um Curso de Arquitetura para aumentar sua abrangência profissional. Mas o mais o comum, é um Arquiteto, posteriormente, migrar-se para um Design de Interiores.
EXISTE DIFERENÇA ENTRE DESIGNER DE INTERIORES E UM DECORADOR?
Sim e não, rs. O Designer de Interiores hoje é o antigo Decorador. Porém, não é qualquer um que pode receber essa nomenclatura. Apenas está autorizado à Profissionais Habilitados, Estudantes e Certificados em Design de Interiores reconhecidos pelo MEC. O Designer de Interiores pode ser um Decorador, mas o contrário não. O Decorador é uma profissão mais por tempo de atuação e talento, sem certificação do MEC, mas pode ser um bom profissional e com muita experiência. Porém, não pode receber a nomenclatura porque não obteve o estudo oficializado para tal.
ESTES PROFISSIONAIS PODEM TRABALHAR COM JARDIM (PLANTAS E ETC?)
Sim. Mas não quer dizer que eles sejam especialistas depois que saem da faculdade. Ambos os cursos, Arquitetura e Design de Interiores, estudam o Paisagismo. Mas assim como qualquer especialização, a área de Jardins e Paisagismo também requer mais aprimoramentos. Então, é necessário que além da faculdade de Arquitetura e Design de Interiores, o profissional aumente seus conhecimentos e obtenha cursos de Paisagismo para aperfeiçoamento.
QUERO FAZER ARQUITETURA OU DESIGN DE INTERIORES – QUAL A MELHOR FACULDADE NO RAMO?
Primeiro, você deve procurar uma Faculdade com nota boa na avaliação e reconhecida pelo MEC. Depois, é necessário pensar suas condições financeiras e força de vontade para alcançar uma bolsa de estudos. Obviamente, as faculdades melhores, são as mais caras ou as públicas (que são hiper difíceis de entrar). Mas vamos a lista das mais bem votadas (públicas e privadas):
ARQUITETURA:
1.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2. Universidade de São Paulo (USP) 3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 6. Universidade de Brasília (UNB) 7. Universidade Federal do Paraná (UFPR) 8. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) 9. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 10. Universidade Federal da Bahia (UFBA) 11.Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)(5ª no ranking geral de arquitetura) 12. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (13ª no ranking geral de arquitetura) 13. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (14ª no ranking geral de arquitetura) 14. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP) (15ª no ranking geral de arquitetura) 15. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) (17ª no ranking geral de arquitetura) 16. Universidade Paulista (UNIP) (20ª no ranking geral de arquitetura) 17. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS) (22ª no ranking geral de arquitetura) 18. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (24ª no ranking geral de arquitetura) 19. Universidade Anhembi Morumbi (UAM) (25ª no ranking geral de arquitetura) 20. Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) (26ª no ranking geral de arquitetura).
DESIGN DE INTERIORES
-
Universidade Federal de Goiás
-
FAAP – Alvares Penteado
-
Belas Artes de São Paulo
-
Anhembi Morumbi
-
Panamericana
-
Universidade do Vale do Itajaí
-
Centro Universitário Tiradentes
NÃO ENTRE NESSA!
A internet é um campo quase infinito de propagandas e inovações, principalmente no que se refere a cursos. E ela pode te oferecer e mostrar diversos cursos na área de Arquitetura e Design de Interior. Não caia nessa! Avalie a escola, a certificação, vá até o site do MEC, confira se ela está mesmo registrada e autorizada, e cheque todas as informações possíveis. Não é qualquer curso que pode te fornecer o certificado correto. Hoje, você pode se tornar Arquiteto ou Designer do dia pra noite se quiser, mas veja bem no que você tá investindo ou perdendo dinheiro. É fundamental investigar!
ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL: O QUE TEM A VER COM ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES?
Tudo! São braços ES-SEN -CIAIS para a Arquitetura (principalmente), e Design de Interiores.
Estes profissionais estão mais do que capacitados em projetar, planejar e fiscalizar grandes projetos de obras. É sempre bom ter um por perto quando o assunto é Construção. Seja do que for. Pode ser facilmente substituído por um Arquiteto, dependendo da necessidade do projeto. Mas comumente, andam juntos. Assim como Design de Interiores e Arquitetura, o Engenheiro Civil também pode escolher sua especialização: geotécnicos, estruturas, transportes, enfim. Tem um grande papel de gestor, pois irá conduzir uma grande obra. Assemelha-se muito com o perfil do Arquiteto, porém com mais abrangências, e algumas limitações também.
TENHO UM PROJETO – QUEM EU DEVO CONTRATAR?
Um profissional experiente. Se o seu projeto inclui construir do zero, reformas grandes com quebras e inserção de paredes, levantar e derrubar estruturas então, um Arquiteto ou um Construtor é o que você precisa.
Agora, se seu projeto precisa de mais ainda como colocação de gessos, pinturas, iluminação, elétrica, compra de móveis, estética, beleza, harmonia, conforto e personalidade, o profissional que você precisa é o Designer de Interiores.
Não contrate um Arquiteto para fazer Interiores se ele não se especializou no tema. E não contrate um Designer de Interiores para mexer na Estrutura do Ambiente se ele não tem autorização para isso. Mas saiba que eles NÃO são inimigos, pelo contrário, são complementares: o que um não tem, o outro tem, por isso, trabalham em parceria.
Com certeza, um profissional de Design de Interiores terá um contato de Arquiteto para recomendar, e com certeza, um Arquiteto, terá um Designer de Interiores para também recomendar.
Se o seu projeto for grandioso, ambos terão o conhecimento técnico de recomendar o trabalho de Engenharia e Construção Civil.
POR QUE CONTRATAR UM DESIGNER DE INTERIORES?
Pra começo de conversa, você já vai ter menos dor de cabeça e stress contratando um Designer de Interiores. Isso já é 50% de solução.
Os outros 50% englobam:
– você terá um profissional à sua disposição, só pra você, como se fosse um Personal Trainer, um Personal Stylist, enfim. Pode ostentar que é luxo!
– você economizará muito mais na obra! Apesar de você pagar um profissional especializado, na hora de fazer as compras dos materiais e contratar os prestadores de serviços, você irá economizar muito mais do que se estivesse fazendo tudo por conta própria. E essa economia não engloba somente $$$$, mas também engloba tempo. O Designer de Interiores trará soluções para o seu bolso, e otimizará o seu tempo, pois quem fará toda a parte de estudos e pesquisas é ele e não você. Nem sempre você precisará se deslocar para um showroom e conhecer um produto, o Designer de Interiores traz amostras de tudo o que for aplicado no seu ambiente diretamente para você ver, apalpar, sentir, escolher.
– O Designer de Interiores te ajuda na decisão. Sabe aquela história de você ver revistas, ir às lojas, andar e andar a procura de algo que te apaixona, e tudo você gosta, se deixar você enfia todas as coisas dentro de casa? Pois é, vale a pena contratar um Designer de Interiores porque ele te sinalizará qual é a tendência que está em alta e o que durará por mais tempo. Que tipo de material vale a pena investir, que cor, qual textura, tecidos, qual a melhor composição, o que combina mais com a sua personalidade, o bom gosto, enfim. Um profissional utilizará de métodos e técnicas totalmente atualizadas pra você investir bem!
– Planejamento: quando você se propõe a fazer a reforma por sua conta, você não sabe nem por onde começar e quando vai ver, começou pelo ambiente errado. Aí, apareceram os imprevistos e você não sabe como lidar, se desespera, briga com o pedreiro e faz um escândalo na loja que entregou produto errado. Desgaste mental desnecessário não? Um profissional de Design de Interiores saberá criar um cronograma completo de obra, onde começar, o que fazer, conferir as entregas, os prazos, fiscalizar prestadores, etc.
– Olhar clínico igual de um Design de Interiores, ninguém tem. Quando você imaginou um cenário, ele superou as expectativas. Só um Designer de Interiores é capaz de arrancar um UAU! do cliente.
Viu só? Tenho certeza que você não vai mais ver um Designer de Interiores como antes…
O QUE EU SOU? ARQUITETA OU DESIGNER DE INTERIORES? PORQUE ESCOLHI ESTA PROFISSÃO? QUAIS SÃO OS MEUS REFERENCIAIS?
Bom, eu comecei esse post falando das diversas perguntas que me fazem por aí: sejam amigos, clientes, todos querem saber mais.
A minha história de como cheguei até aqui com a Decor & Home Organizer vocês já sabem. Se você está chegando agora por aqui, clique neste LINK e saiba mais sobre mim (mas leia depois que terminar este post, tá?)
Há 2 anos sou Decoradora por profissão, e hoje, sou estudante de Design de Interiores, caminhando logo logo pra reta final. Tenho várias certificações na área com cursos e especializações de interiores e amo muito tudo isso.
Por que eu escolhi Design de Interiores e não Arquitetura: pelo simples e grandioso fato de eu ser A-PAI-XO-NA-DA por interiores SOMENTE!
Gente, eu pesquisei MUITO, fiquei meses e meses sondando, lendo, fazendo contatos com arquitetos e designers sobre qual curso eu iria por fim ingressar, lia e relia todas as grades curriculares de diversas faculdades, para tomar a decisão correta. Ouço até hoje comentários críticos sobre Arquitetura, que é modinha, que todo mundo quer fazer e etc etc.
Quem me conhece muito bem sabe que eu detesto fazer escolhas erradas. E eu não começo jamais algo para depois parar. Pra mim, isso é um atraso de vida e um tremendo roubador de tempo (mas isso eu tenho pra mim, tá, afinal, não tenho mais 18 anos rsrsrs).
No fundo, no fundo, eu já sabia o que meu coração queria. Mas pesquisar é uma excelente ferramenta pra você se satisfazer em ter tomado a decisão certa.
Como eu já disse acima na matéria sobre a diferença dos cursos, em todas as grades curriculares e conselhos de arquitetos afirmam que Arquitetura é um curso excelente, mas a maior parte dos estudos, eram sobre edificações e construções, com pouco foco em estética interior. Eu iria passar quase 10 semestres ouvindo e estudando quase nada sobre isso. E ainda, no final do curso, ter que me especializar em Interiores por mais um tempo.
Já as matrizes curriculares de DI (sigla para Design de Interiores), tinham exatamente as palavras chaves que batem lá no fundo do meu coração: cores, desenho, móveis, iluminação, tintas, cadeiras, poltronas, tapetes, cama, gesso, cortinas, mesas, acessórios, certo e errado, beleza, estética, moda, estilo, vitrines, Milão, enfim, todo isso e muito mais que me pegou e eu me rendi.
Então tomei a decisão de fazer um curso de Designer de Interiores, e confesso que foi ALÉM das minhas expectativas, porque estou obtendo muito mais conhecimentos do que eu imaginava, além de trabalhos, pesquisas e feiras que visito, que super agregam na hora de criar o projeto.
Mas não foi só por isso. Eu tenho 3 faculdades já. Sou formada em Secretariado Bilíngue, Teologia e tenho Pós em Letras. Ficar mais 10 semestres numa faculdade tendo uma empresa que já está engatilhando seria muito pra mim. Por isso, fiquei com a opção do curso que eu mais gostava em menos tempo. DI tem apenas 3 anos de duração e minhas aulas variam de presenciais para semipresenciais. Fora que posso estudar no horário que eu quiser: durante o dia ou a noite.
E eu não parei por aí, com o crescimento da Decor & Home Organizer, senti a necessidade de ter o nicho de Arquitetura na minha empresa. E por estratégia de uma visão empreendedora, eu não posso fazer TUDO sozinha. Então, hoje, a D&H conta com profissional de DI (que sou eu), Organização (eu e minhas ajudantes), Arquitetos e mais um nicho que vem aí: Engenharia Civil. Tenho vários braços, assim, divido tempo e know how com outros profissionais.
Mas eu não páro de sonhar. Sempre quero mais. Hoje em dia, por já possuir 3 faculdades, dou muito mais valor aos cursos de especialização e extensão como pós e mestrados do que tecnicamente uma graduação. Não por desmerecimento, por favor, não pense isso. Mas por estratégia de crescimento. Os cursos e feiras tem me dado mais intimidade com as ferramentas de Decoração, apesar de tudo ser muito mais caro, mas valem o investimento.
MEUS REFERENCIAIS:
Eu amo observar projetos arquitetônicos e decorações por onde eu vou. Desde os mega projetos, até um simples quadro na parede. Então, obviamente, eu tenho grandes nomes como referenciais como também dou muitíssimo valor aos nomes que nem são tão famosos, mas que deveriam ganhar prêmios e prêmios por seus singulares olhar clínico e toques cheios de sensibilidade.
São eles:
Philip Johnson
Responsável por popularizar os chamados arranha-céus “caixa de vidro”, o americano Philip Johnson é considerado um dos pais da arquitetura moderna e um dos principais arquitetos do século XX.
Oscar Niemeyer
É impossível fazer uma lista sobre os maiores arquitetos de todos os tempos sem mencionar o brasileiro Oscar Niemeyer. Considerado um expoente no modernismo, ficou famoso por dar vida ao projeto de Brasília, tal como projetou a sede da Organização das Nações Unidas. Foi o primeiro brasileiro a conquistar o Prêmio Pritzker, o Nobel da Arquitetura.
Jean Nouvel
O francês Jean Nouvel é lembrado pelas obras imponentes e que desafiam as leis da física, e um dos principais nomes da arquitetura contemporânea. Os projetos de Nouvel dialogam com a natureza, criando um estilo arrojado e único.
Mauricio Arruda
Ele foi motivo de um trabalho meu na faculdade e foi um prazer contar sobre sua vida. Um artista contemporâneo moderno e que está no auge da carreira. Adoro!
Lina Bo Bardi
Sim, ela mesma, a autora do MASP.
Entre outros…
Ficou fácil o entendimento da diferença entre as profissões? Você viu a gama de setores e especialidades que estes profissionais são capazes de atuar?
Vendo tantos desafios, estudos e profissionalismo, não dá pra comparar uma obra feita por estes profissionais com uma obra feita pelo morador/pessoa comum, né?
CONTRATE!