Muitas pessoas me perguntam se sou Arquiteta ou Designer de Interiores, e muitas pessoas TAMBÉM me perguntam se sou Designer de Interiores ou Decoradora.
Mas afinal, existe diferença? Se existe, qual é?
ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES = QUAL A DIFERENÇA?
Se você se confunde, não tenha vergonha, pois até aspirantes a estas profissões tem dificuldades de distinguir, pois ambas as profissões têm funções muito comuns e muitas matérias do curso pertencem a mesma grade curricular, porém, tem diferença SIM!
DESIGN DE INTERIORES: é o ramo especialista em projetos internos, como o nome já diz: interiores. O profissional é o Designer de Interiores. O seu foco é no interior, na confecção e arranjo de mobília e iluminação. Mas isso NÃO quer dizer que ele atue somente no lado de dentro de um espaço. O Designer de Interiores também atua com fachadas, jardins desde que não modifique estruturas de construções. Ele se atém totalmente à estética, funcionalidades e organização de um espaço e ambiente. Numa linguagem mais técnica, é o profissional responsável pela cenografia e composição visual de um ambiente, seja ele qual for. Está sempre por dentro das tendências que vem do exterior, entende de Moda, Estilo e Beleza, pois todas as tendências destas áreas andam junto com a decoração. Sabe harmonizar móveis com cores, paredes, texturas, medida certa, tudo para que o ambiente fique funcional, bonito e correto.
Campo de trabalho: o Design de Interiores pode trabalhar em qualquer ambiente interno como empresas, comércios, lojas, residências, show room de produtos, feiras, estandes, festas, eventos, consultorias, enfim, todo ambiente que necessitar do parecer e composição técnica visual deste profissional. Pode abrir seu próprio escritório, como pode trabalhar para outros escritórios, projetos, acompanhar obras, parceiros e até lojas de móveis planejados.
Grade Curricular: no curso de Design de Interiores você vai estudar: composição de espaço, forma e cores, desenho técnico (plantas baixa e 3D), desenho mobiliários, ergonomia, história da arte, tecnologias, antropologia e cultura, cenografia, design comercial, residencial, história do design, sustentabilidade, paisagismo, empreendedorismo, desenho tridimensional, oficina de marcenaria, fenomenologia espacial, linguagem fotográfica, maquetes, elétrica, hidráulica, psicologia, neurociência, criação e inovação, saúde ambiental, e entre outros. A duração de um curso vai de 2 anos à 08 semestres (2 a 4 anos), dependendo do curso e faculdade.
Reconhecimento: ser Design de Interiores exige a escolha de 2 etapas – o bacharel ou o tecnólogo/técnico. Em ambos os cursos você obtém a mesma grade curricular, a diferença está apenas na formação e nos detalhes de algumas aulas, mas o conteúdo e a eficiência do curso se redunda no mesmo. A certificação do Design de Interiores é habilitada pelo CREA e ABD e constam o número do seu registro profissional. Então, opte sempre por cursos que ofereçam reconhecimento nestes órgãos.
> Quando uso DESIGN e quando uso DESIGNER?
ARQUITETURA: é um ramo mais abrangente que o Design de Interiores. Não é um ramo especialista em Interiores, mas também estuda esta área e o Arquiteto que queira trabalhar somente com Interiores também pode optar pelo seguimento, mas o estudo da Arquitetura estuda muito mais a questão Exterior, Construção e Urbanismo – estes, são os focos maiores do ramo da Arquitetura. O profissional de arquitetura é capaz de trabalhar com projetos de edificação, construção, reforma, obras e entende das leis e segurança de um edifício, de revitalizações, leis ambientais, quebras de parede, o que pode e o que não pode, áreas de risco pra uma construção, autorizações, etc.
Campo de trabalho: o profissional de arquitetura também tem condições de ter o seu próprio escritório, atuando em obras e construções seja ela qual for: residencial, comercial, do governo, desenhos, ongs, enfim, é uma área bem abrangente de atuação.
Grade curricular: no curso de Arquitetura você terá acesso a quase tudo parecido com o Design de Interiores, porém, com foco maior no estudo de construções, edificações, ciência, cálculos, desenho e história da arquitetura, antropologia, projetos governamentais e ambientais, topografia, urbanismo, desenvolvimento humano e social, paisagismo, sistemas prediais, patrimônios, legislações etc.
Reconhecimento: ao final do curso de arquitetura, o aluno recebe a certificação do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo constando o número do seu registro profissional.
ENGENHARIA X CONSTRUTOR
Neste link, você encontra uma forma que facilite a sua leitura. Acesse e descubra o que estas duas profissões tem a ver com Arquitetura e Design de Interiores: ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL TEM A VER?
Continue lendo esta matéria:
- ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES – QUAL A DIFERENÇA?
- QUANTO E COMO COBRAM?
- O ARQUITETO PODE SER DESIGNER DE INTERIORES? E O DESIGNER PODE SER UM ARQUITETO?
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESIGNER DE INTERIORES E UM DECORADOR?
- PAISAGISMO: ARQUITETO E DESIGN DE INTERIOR PODEM TRABALHAR NESTE RAMO?
- ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL TEM A VER?
- POR QUE CONTRATAR UM DESIGNER DE INTERIORES?
- O QUE EU SOU? PORQUE ESCOLHI ESTA PROFISSÃO? QUAIS SÃO OS MEUS REFERENCIAIS?
[…] ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES – QUAL A DIFERENÇA? […]
[…] teto pode ser maior que o padrão, é o que chamamos de pé direito alto, duplos… Na área de interiores, não se lida diretamente com a parte estrutural de um pé direito. Se você é um engenheiro, […]