Bicarbonato de Sódio – o Pó Milagroso
Nome Real: hidrogenocarbonato de sódio
Fórmula: NaHCO3
Descrição: sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, de sabor ligeiramente alcalino.
Não, isto não é uma aula de Química, são apenas informações interessantes daquele pózinho branco que conhecemos há anos, temos em casa, mas que mal sabemos suas multifunções.
Além das aplicações fundamentais do Bicarbonato como uso farmacêutico, laboratório, comida, reagentes químicos, o Bicarbonato se tornou um grande aliado para a limpeza doméstica.
Confira abaixo 10 truques de como usar o Bicarbonato na hora da limpeza e organização da casa. Com certeza, depois destas informações, você economizará muito mais em produtos de limpeza:
-
LAVANDO A LOUÇA – para acabar com a gordura dos pratos e panelas, deixe 2 colheres de bicarbonato de molho no detergente e na água, e lave a louça com essa mistura. Faça o teste e verá que o bicarbonato tem o poder desengordurante que tanto procuramos nos produtos de mercado.
-
AREANDO PANELAS – aí você apenas lava as panelas e assadeiras e guarda sem arear mesmo só de pensar na preguiça e dor nos braços que dá ao esfregar até brilhar. Pois é, com bicarbonato de sódio, esfregar arduamente é uma ação que não existe. Basta fazer uma pasta de bicarbonato com água, apenas esfregar de leve como de costume, o brilho aparecerá facilmente. Para tirar o queimado do fundo da panela, basta cobrir a mancha com bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas – a mancha sai sem esforço.
-
REJUNTE DE AZULEJOS – para ajudar na remoção daquele encardido rejunte (seja do banheiro, cozinha e até áreas externas), faça uma misture de bicarbonato com meio limão. Passe esta pasta nos rejuntes sujos e deixe agir por 5 minutos. Retire a solução com uma esponja.
-
CHEIRO DE GELADEIRA – para tirar aquele cheiro de geladeira que dá até vergonha quando chega a visita, mantenha uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, em um cantinho qualquer. O bicarbonato absorve os odores durante três meses. Após esse período, troque o produto para renovar suas propriedades de absorção. Quando limpar a geladeira, use também bicarbonato diluído em água para ajudar na limpeza.
-
ROUPA DE BEBÊ – Sabemos que a pele do bebê requer muitos cuidados, por isso, a lavagem de suas roupinhas deve ser delicada, cuidadosa e suave. E mesmo com muitos produtos no mercado, cheiro e manchas são difíceis de ser eliminados facilmente. Experimente adicionar meia xícara de bicarbonato no sabão líquido, e depois, mais 1/2 xícara no ciclo de lavagem – o poder alcalino do bicarbonato ajudará muito na hora de deixar as roupas limpinhas de novo.
-
CLAREAR TECIDOS – tecidos como panos de prato, fronha e lençóis, colarinhos de camisa, e outras peças claras, tendem a puxar o tom amarelado com o tempo. O bicarbonato, com suas propriedades, pode clarear estes tecidos basta deixar as roupas de molho. Para cada litro de água, acrescente 3 colheres de bicarbonato e 1 colher (sopa) de sal. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente.
-
LAVAGEM DO CARRO – na hora de deixar o seu possante brilhando, use o bicarbonato na limpeza dos faróis, cromo, janelas, e tapetes emborrachados. Para sujeiras difíceis, use o bicarbonato diluído em água morna e limpe a região com uma escovinha.
-
RALO ENTUPIDO – a pia da cozinha vive transbordando? Isso acontece porque a gordura se acumula no encanamento e causa estupimentos. Para acabar com esse transtorninho, é facil: uma vez por mês, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente. Você pode fazer o mesmo processo para ralos de banheiro.
-
LIMPEZA DO MICROONDAS – Em uma esponja úmida, polvilhe o bicarbonato e limpe suavemente dentro e fora do microondas. Depois enxágue com água.
-
CHULÉ – guarde sapatos limpos e evite o chulé nos calçados usando bicarbonato de sódio. Basta acrescentar 1 colher de bicarbonato em um saquinho de tecido com ventilação (ex. TNT, tule, etc), deixe o saquinho dentro de cada sapato e guarde-o normalmente na sapateira. Isso evitará o mal odor no armário.