Antigamente, era muito comum encontrarmos camas estruturadas de ferro já com cabeceiras acopladas. Mas com a chegada das camas estilo “box” e moduladas, hoje é possível adquirir uma cabeceira avulsa e ainda escolher que tipo de tecido, cor, formato ela vai ter para melhor combinar com a decoração.
As cabeceiras ainda podem ser de ferro, mas as de madeira são as queridinhas da atualidade. Podem ter diversos tamanhos, conforme as medidas da cama: solteiro, viúvo, casal, queen, king e sob medida. Elas também podem ser vazadas, estofadas ou apenas um painel de encosto.
PRA QUE SERVE UMA CABECEIRA?
Além de decorativa que traz mais charme ao dormitório, a cabeceira é um grande apoio para as costas servindo de encosto na hora da leitura de um livro, ou assistindo TV, ou até mesmo para uma boa conversa. E foi pensando em você, que escolhi aqui alguns modelos para você ficar por dentro dos diversos estilos. Aproveite o banco de imagens e acompanhe as legendas para saber como você pode personalizar sua cabeceira, ou até encontrar pronta no mercado, e mais uma vez, para me ajudar com os modelos, a Atelier Classico tem todas as opções pra inspirar você.
ESTILOS DE CABECEIRA – QUAL ESCOLHER?
CAPITONÊ TRADICIONAL
Linhas retas, sem moldura, e desenho retangular, esse modelo é o mais comum das cabeceiras. O capitonê são esses famosos furinhos com botões que remetem o design clássico de época e que é muito usado nos tempos atuais.
PROVENÇAL
É como chama o design, pelo formato de luxo clássico. Também feita de captonê pelos seus furinhos tão conhecidos.
CORDA NÁUTICA
Design linear, é uma peça feita de fibras naturais. Traz conforto e beleza para a decoração e cabe em muitos estilos de quartos. Sua base é madeira, que serve de pano de fundo para as cordas tão charmosas feitas artesanalmente.
TACHAS:
Muito pedida pelas blogueiras, a cabeceira de tachas é feita inteiramente de estofado em tecido diversos. As tachas são aplicadas uma a uma formando uma borda decorativa à cabeceira.
BOTONÊ
Muito confundida com as cabeceiras em Capitonê, a cabeceira feita em Botonê tem seus botões menos aprofundados e aplicados em linhas retas na vertical e horizontal enquanto o modelo em Capitonê tem botões mais fundos e aplicados na diagonal.
MADEIRA MACIÇA
Design mais rústico, porém, clássico, ainda exista quem ama essa originalidade. Embora não ter estofamento, a cabeceira em madeira traz um toque antigo-moderno, e muito requinte ao dormitório.
Hoje em meus projetos, considero a cabeceira peça fundamental que não deixo de fora de um dormitório. A elegância está presente em qualquer estilo e tamanho que escolher, e traz perfeitamente a térmica que um quarto tanto precisa para descanso e relaxamento.