DECORAÇÃO LÚDICA: O CANTINHO DE LEITURA FACILITA O APRENDIZADO
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história“. (BILL GATES)
Uma forma de unir o útil ao agradável na decoração de um quarto infantil é incentivar o aprendizado de maneira divertida e organizada.
E pensando em opções lúdicas, há inúmeras ideias de inserir o ensino no dia a dia dos kids. Uma delas é criar um Cantinho de Leitura.
Na fase infantil desenvolve-se o crescimento em todos os sentidos, principalmente o lógico, o visual e o motor. Detectar cores, formas, desenhos, letras, bem como o abrir e fechar dos livros são ações fundamentais para o desempenho e evolução da criança.
É por isso que a aplicação de um Cantinho de Leitura é sim necessário para o desenvolvimento dela. É importante que ela saiba que a origem do conhecimento, mesmo vivendo em um mundo pós-moderno, sempre estará dentro de um livro.
A criatividade para desenhar este espaço vai além, mas se tratando de organização, um jeitinho mais econômico é apostar nas famosas Prateleiras.
A aplicação deste Cantinho de Leitura, é literalmente um cantinho: um lugar improvisado para a criança sentar e ganhar uns bons minutos ali.
Se o quarto da criança é grande ou pequeno, isto não importa. A ideia é facilmente aplicável em qualquer medida, basta investir com amor e incentivo.
Veja as inspirações a seguir e confira cada dica:
QUAL A ALTURA IDEAL PARA INSTALAR AS PRATELEIRAS?
A altura é de acordo com a idade da criança. Precisamos lembrar que estamos criando o Cantinho de Leitura para elas, e por isso, a ideia é elas mesmas acessarem os livros e escolherem qual querem pegar.
A partir dos 3 anos, por exemplo, você já pode aproveitar e ensinar a criança a guardar o livro após o uso. É claro que quanto mais nova a criança, mais desajeitada fica a arrumação, mas esta não é uma boa hora para neuroses (risos).
INCENTIVANDO A LEITURA
A sugestão aqui é deixar uma poltroninha/banquinho/cadeirinha/pufes no cenário do Cantinho da Leitura. Os maiores ficarão por mais tempo, e trará conforto para a leitura dos seus livrinhos favoritos.
Quem já levou o filho nas melhores Livrarias sabe que no Espaço de Leitura Infantil existem o lugarzinho certo para sentar em cada área de livros. E por que não trazer esta ideia para dentro de casa?
Outro lado bom disso, é que dificilmente os livros sairão ali daquela região. Automaticamente a criança vai aprendendo que aquela área pertence aos livros, e que dali eles não saem para não se espalhar pela casa. É claro que isso deve ser ensinado com muita paciência, mas faz parte da disciplina e eles entenderão que devem obedecer.
OPÇÕES DECORATIVAS E ORGANIZADAS
Você pode adaptar a cor da prateleira ao estilo do quarto. Prateleiras brancas ou coloridas são super favoráveis.
Utilize caixotes ou caixas organizadoras para guardar livros de pintar, brinquedos e o que mais você quiser guardar e “encaixe” no espaço inferior das prateleiras. O cantinho fica mais vivo, decorado e organizado.
A única desvantagem que eu considero, é que o banquinho da criança sentar não ficará próximo aos livros por conta das caixas, mas isso não é necessariamente uma regra.
E aí, gostou? Siga as inspirações acima e veja como é prático, organizado e as crianças vão amar. Parece simples, mas incentivar a Leitura de maneira divertida, não fará do seu filho um adulto robotizado pela tecnologia da facilitação que criam seres humanos sem conteúdo e sem cultura. Invista hoje o que quer que eles colham amanhã.