A RECEITA CERTA PARA ‘EMAGRECER’ SEU ARMÁRIO SEM PERDER NADA.
Esta, parece muito com aquela receitinha dos sucos verdes, low carb, para emagrecer de forma saudável e sem perder os nutrientes que o organismo precisa manter.
Mas a nossa receita, diz respeito a um ser que quase tratamos como gente. Que está cheio de quilinhos extras, gordurinhas localizadas, mas não de comida, e sim de roupas em excesso: o guarda-roupa!
E é ele mesmo que em um só lugar, agrega muitas vezes itens de qualidade, mas ao mesmo tempo arquiva sapatos nada vitaminados, roupas nada nutritivas, acessórios estilo junk food, mas que não são ‘expelidas’ para receber um novo tratamento de forma saudável.
É por isso, que a prática do DETOX DE GUARDA-ROUPA é um método que nós, Personal Organizers, consideramos como fundamental para a limpeza e organização de armários e closeth.
E eu digo mais, esta prática é bem mais que um método, é uma disciplina. Estudos comprovam que ações para se organizar melhor geram bem-estar e qualidade de vida.
No livro A Mágica da Arrumação – de Marie Kondo, ela menciona que quando organizamos qualquer ambiente e setor, também organizamos nossas questões e nosso passado. Você passa a distinguir com mais clareza aquilo que é essencial e o que é inútil.
Então, bora entender como é que faz pra perder os quilinhos a mais.
Eu mesma criei 5 EXERCÍCIOS FUNCIONAIS de como emagrecer o armário sem muita dor e sem perdas. Garanto que no final, será prazeiroso!
Vamos lá?
EXERCÍCIO FUNCIONAL #1: O FÍSICO E O PSICOLÓGICO
Antes de encarar o seu armário, você vai encarar o maior desafio deste método: você mesmo! Seu psicológico e seu físico poderão resistir. Não é fácil. A partir de agora, você entrará num processo de DESAPEGO. Sua mente se apegará a coisas que você não vai querer descartar; o cansaço e a preguiça poderão te manipular a se quer começar. A dica é: Respire fundo, se alongue e NÃO pense 3x. Sério! Isso trará uma forma de relaxar e uma consciência positiva de mudanças.
EXERCÍCIO FUNCIONAL #2: VISUALIZE!
Retire tudo do armário e já separe em setores: calçados, roupas e acessórios. Esvaziando o armário você facilmente visualizará tudo o que possui: o que usa e o que não usa. Pode ser assustador, pois verá o quanto de coisas você mantém e não utiliza: está arquivando para uma próxima estação (isso se a moda permitir), arquivando porque não cabe mais e que pode servir mais tarde, arquivando porque você graças ao Detox da vida emagreceu e ficou largo, mas quer guardar de lembrança, e até itens com etiqueta, esperando um belo momento pra usar, mas não sabe quando.
EXERCÍCIO FUNCIONAL #3: LIBERTE-SE DO PASSADO
Desapegue-se de tudo o que ficou pra trás. Das medidas que você tinha e hoje não tem mais. Imagine se guardássemos tudo o que tem uma história por trás? Teríamos um galpão e não um armário. Não estou dizendo que você não pode guardar uma lembrança, você pode. Mas escolha a peça que faz todo sentido guardar. Às vezes, aquilo que você tanto guarda, seria mais benéfico a quem não possui. Uma dica é: tudo o que você não usa a mais de 18 meses, descarte!
EXERCÍCIO FUNCIONAL #4: QUANDO UMA PEÇA ENTRA, UMA OUTRA PEÇA SAI!
Aí, você fez as compras, e no seu antigo costume, você apenas agregaria mais peças ao seu armários. Mas como agora você virou uma ‘Detoxer’ rsrsrs, você está aprendendo que para cada peça que entra no seu guarda-roupa, uma outra peça do MESMO SETOR sairá. Ou seja, se uma bolsa nova passa a agregar lindamente seu guarda-roupa, uma outra bolsa que você já tinha servirá para uma outra pessoa. Essa é a jogada para manter o peso e não engordar nunca mais.
EXERCÍCIO FUNCIONAL #5: DOE!
O Descarte não é lixo. O Desapego não é o fim. Suas peças agora servirão para outras pessoas. Há inúmeras formas de se reutilizar um item já usado. Você com certeza definirá o destino certo para as suas coisinhas. Uma entidade carente, uma ONG, amigos, parentes, enfim. A escolha fica ao seu critério, mas duas consciências são importantíssimas: a sua prática de doação e a escolha do destino certo.
BENEFÍCIOS
Acredite! Você só tem a ganhar:
-
mais espaço no seu armário;
-
mais organização no seu dia a dia;
-
uma prática e método de arrumação;
-
solidariedade;
-
disciplina de vida;
-
bem-estar;
-
qualidade de vida;
-
limpeza;
-
estética;
-
itens de qualidade e bom uso;
-
nova consciência na hora das compras;
-
rotina certa.
SE VOCÊ SENTIR DIFICULDADES…
Peça ajuda! É para isso que nós existimos. Nós, profissionais da organização estaremos prontas para lhe ajudar e superar as dificuldades. Fazemos juntos com você. Fazemos até por você. Mas não hesite em pedir por Socorro. Contate a D&H, me chame, me grite. Será um prazer dividir essa experiência com você.
Eu tenho certeza, que seguindo essas dicas, encarando o projeto Detox de Armário, você estará pronta para compartilhar com outras os resultados positivos que você obterá.
Emagreça seu armário. E quando chegar no peso ideal, basta manter a disciplina. Você verá que já estará fazendo com prazer e sem dor.
DICA DE FILME
Para entender de uma forma mais cômica e divertida o que estamos tratando neste post, eu recomendo um filme que é a cara deste tema: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom .
BAIXE ESTE GUIA
Para ajudar você a seguir um processo mais visual, disponibilizo aqui essa tabelinha que guiará você nas etapas, perguntas e respostas durante o seu processo de Desintoxicação do Guarda-Roupa:
Por: