O ARQUITETO PODE SER UM DESIGNER DE INTERIORES?
E O DESIGNER DE INTERIORES PODE SER UM ARQUITETO?
Com certeza! Mas ambos precisarão ingressar no curso e obter certificação.
É muito mais comum um Arquiteto ingressar numa faculdade de Design de Interiores do que o contrário. Pois o curso de Arquitetura não abrange em toda a sua grade curricular matérias específicas de interiores. O foco maior é a edificação externa de uma construção. Então, o Arquiteto que queira trabalhar com finalizações de decoração e estética, vai sentir falta de conhecimentos mais técnicos e profundos, exatamente pela faculdade de Arquitetura não focar integralmente neste setor.
É por isso que o profissional de Arquitetura que escolheu Interiores, precisa se especializar em Arquitetura de Interiores para agregar mais conhecimento ao tema. Ou seja, ele vai sair da faculdade, tendo que fazer mais cursos sobre ambientes internos.
Já o Designer de Interiores em sua maioria já sabe o que quer: INTERIORES. E geralmente, se aparecem obras que necessitam de parecer técnico para edificações, estruturas, faz uma parceria ou já conta com um Arquiteto ou Engenheiro em seu nicho. Mas há quem também inicie um Curso de Arquitetura para aumentar sua abrangência profissional. Mas o mais o comum, é um Arquiteto, posteriormente, migrar-se para um Design de Interiores.
Leia mais sobre esta matéria nos seguintes tópicos:
- ARQUITETURA X DESIGN DE INTERIORES – QUAL A DIFERENÇA?
- QUANTO E COMO COBRAM?
- O ARQUITETO PODE SER DESIGNER DE INTERIORES? E O DESIGNER PODE SER UM ARQUITETO?
- QUAL A DIFERENÇA ENTRE DESIGNER DE INTERIORES E UM DECORADOR?
- PAISAGISMO: ARQUITETO E DESIGN DE INTERIOR PODEM TRABALHAR NESTE RAMO?
- ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO CIVIL TEM A VER?
- POR QUE CONTRATAR UM DESIGNER DE INTERIORES?
- TENHO UM PROJETO, QUEM DEVO CONTRATAR?