ARRUMANDO O GUARDA-ROUPA PARA A ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO
E o frio realmente deu as caras (pelo menos aqui em SP ele já chegou dando murros de vento).
E aí, estava eu conversando cazamigas e comentei que eu ainda não tinha preparado meu guarda-roupa para toda essa mudança climática, embora ela ter chegado meio que avisando (já que o Brasil inteiro postou a previsão do tempo nas redes sociais).
Mas foi pura questão de tempo, afinal, não é algo assim exatamente rápido de se fazer. Além disso, você precisa de um bom tempo, e estar psicológicamente preparada para pensar se todas as suas roupas e acessórios de verão realmente serão guardados ou doados.
E eu, antes de arrumar o guarda-roupa, gosto muito de dar uma lida nas matérias da SPFW e outros blogs de moda para saber o que vale a pena eu guardar; o que será “usável” no próximo verão, o que não será usado mais, enfim. Assim, não fico utilizando espaço (que já não é muito), guardando roupas que não irei usar never more.
Mas esse caminho é bom e ruim ao mesmo tempo. Porque fiz a mesma coisa no inverno passado: consultei os blogs de moda e me desapeguei de um montão de coisas porque eu já não ia usar mais neste inverno. E agora, tô numa assim: procuro uma roupa de frio pra usar e… tô quase pelada!
Desapeguei, não renovei e por fim não tenho nenhum e nem outro. (muito eu!)
Mas aqui vão algumas dicas técnicas, que eu realmente recomendo, faço e vale a pena. Vamos ao papo sério:
-
TIRE TODAS AS ROUPAS E ACESSÓRIOS DE VERÃO DO ARMÁRIO
Retirar todas as roupas fica melhor para visualizar a quantidade de roupa que temos. (E sério! Você se surpreende).
Feito isso, separe as roupas de meia estação – ou seja, aquelas que dá para usar quando o frio amenizar, ou até mesmo aquelas que usamos por dentro dos casacos e blusas. Estas, ainda serão usadas, então o melhor a fazer é deixá-las à vista.
Já as roupas de extremo verão (bermudas, top, regatas, roupas de praia), guarde-as em sacos a vacuo, pois você irá usá-las somente na próxima estação. Os sacos a vacuo são ótimos para conservar a roupa sem mofo e utiliza-se de pouco espaço.
Lembre-se de separar aquilo que você não irá mais usar; faça um desapego e doe. O mesmo serve para os acessórios.
2. TIRE TODAS AS ROUPAS E ACESSÓRIOS DE INVERNO E DEIXE-OS A VISTA
É hora das vestimentas de inverno tomar o lugar que era das roupas de verão. Tire-as das capas, caixas, dos sacos a vacuo e separe tudo.
Veja o que é necessário lavar, já que ficou por muito tempo fechado. Feito isso, separe aquilo que você realmente vai usar neste inverno, e ponha em destaque no seu armário, gavetas, etc.
As roupas de verão que você guardou nos sacos a vacuo, agora podem ser guardadas no mesmo lugar em que você havia guardado as roupas de inverno. É uma troca, como se fosse uma vitrine.
Não deixe tudo no mesmo lugar e à mostra. Não seja gulosa com espaços. Utilize-os com inteligência e com folga para as roupas respirarem.
3. FAÇA O MESMO COM OS SAPATOS
Se você se organiza pelo sistema de caixas assim como eu, deixe mais acessível e bem na sua frente os calçados de inverno como: botas, tênis e outros sapatos fechados.
Os sapatos de verão como, sandálias, rasteiras, e chinelinhos vão para o andar debaixo da sapateira.
É importante antes deste processo, verificar se as caixas dos sapatos de inverno estão com fungos e mofo, exatamente por ficarem muito tempo guardados. Se este for o caso, limpe-os com vinagre e uma colher de bicarbonato por dentro e por fora. Assim, ficarão livre das bactérias.
Se o seu jeito de guardar é diferente, veja um modo organizado de ter sempre em mãos os seus sapatos de inverno; os de verão, recomendo guardá-los para mantê-los limpos e conservados por mais tempo.
Dica: Para não ter sapatos de verão cheios de fungos na próxima estação, deixe um saché de Moffim (anti-mofo) no armário (caso seus sapatos fiquem fora da caixa) ou um saché para cada caixa, se assim eles forem guardados.
Viu como é fácil? Mas não é algo nada rápido, principalmente para mulheres, já que toda essa arrumação é acompanhada daquela dieta do armário chamada Detox ou sessão Desapego. É delicado rsrsrs, mas nós sempre conseguimos, porque pensamos no próximo, amém? Amém!
Por: