ENTRANDO NA CASA COM PÉ DIREITO
Eu poderia estar falando deste pé direito:
Mas estou falando desse:
< Na área da construção, chamamos de pé direito a distância do pavimento ao teto. Num ambiente comum, o teto costuma ter uma medida padrão, é o caso das nossas casas, apartamentos, lojas, empresas, etc. Em um ambiente diferenciado, esta altura de teto pode ser maior que o padrão, é o que chamamos de pé direito alto, duplos… Na área de interiores, não se lida diretamente com a parte estrutural de um pé direito. Se você é um engenheiro, construtor ou arquiteto, esse assunto deve ser mais detalhado pra você. Se você é da área de interiores, já sabe que na faculdade você vai aprender sobre este assunto porque vai usar muito na hora de: medir ambientes, criar projeto de gesso e forro, iluminação, modificar o ambiente, criar a estética e o visual, enfim. Mas quero contar pra você tudo com mais detalhes, vamos lá. >
MAS POR QUE “PÉ DIREITO”?
Bom, tudo tem uma história (que eu vou contar jajá), mas em resumo, esse nome tem a ver com a distância medida em pés e na posição direita (ângulo reto).
Vamos entender melhor.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Parece que esse nome mesmo vem lá da Idade Média, e era esse nome que eles davam aos pilares em que os arcos das construções se apoiavam. Nessa época, as construções eram feitas em pedras mesmo, as paredes tinham grandes espessuras, baixa iluminação, poucas janelas. Se você já foi para a Europa, ou mesmo viu em fotos, dá pra perceber a riqueza e empoderados monumentos de construções antigas que existem até hoje.
COMO FUNCIONAM AS MEDIDAS DO PÉ DIREITO?
Já que estamos falando de uma distância vertical do piso ao teto, o ideal para se “viver bem” dentro de um espaço, é que ele tenha em média 2,50 de pé direito, ou normalmente de 2,50 a 2,80m.
PÉ DIREITO ALTO: é considerado alto o pé direito que mede acima de 3m.
PÉ DIREITO DUPLO: como o nome já diz, é 2x a medida do pé direito (ou mais). Então se, estamos falando de uma medida padrão em média de 2,50, o pé direito duplo terá uma altura de 5m.
PÉ DIREITO BAIXO: é considerado baixo, o pé direito que mede abaixo de 2,40. Um terror para os que tem fobia de ambiente fechado.
VOCÊ SABIA?
Existe também o PÉ ESQUERDO (daqui a pouco estamos com o corpo humano inteiro rsrs). Pois é, vou tentar ser facilitada na linguagem: o pé esquerdo é a soma da altura do pé direito + espessura da laje do piso de cima, o superior. Ou seja, imagine você num apartamento. O pé direito da sua moradia será de onde vc pisa, até onde está alocado o seu lustre, ou seja, o seu teto. Já o pé esquerdo, contará a distância de onde você pisa, até onde o seu vizinho de cima pisa (afinal, entre o seu teto e o piso dele, existem outras plataformas de laje) Um exemplo: acontece muito comumente com escadas. Ficou fácil?
[…] PÉ DIREITO: O QUE É E POR QUE RECEBE ESSE NOME? […]
[…] espaço de sala de estar e jantar a altura do pé direito é diferente. Mas isso não prejudicou. O cinza faz parte dos dois espaços e isso ajudou bastante. […]