Século XVI, França. Abajur significa “quebra-luz” e ele foi criado na necessidade de não correr mais riscos com os lampiões à gás que poderiam causar explosões e até intoxificação. Com a criação da lâmpada elétrica e incandescente em 1879, o abajur surge como um objeto que resguarda a luz através de objetos cilíndricos e em formato de cones, que são os abajures tradicionais, mas hoje, com a gama de criação e design temos diversos formatos que montam uma luminária.
FUNÇÃO DO ABAJUR
Antes de ser decorativo, o abajur teve seu significado quando projetos de luminotécnica ainda não era algo residencial. Realmente funcionava (e ainda funciona) como luz indireta para a leitura de um bom livro, para clarear um ambiente com baixa luz quando não se quer acender a luz mais forte, ou para achar um objeto na cabeceira da cama, por exemplo. Hoje, o abajur é projetado num ambiente para ainda manter suas funções originais, somado muito calculadamente com a intenção estética do ambiente, servindo de objeto decorativo para compor o cenário.
ESTILOS DE ABAJUR
CLÁSSICO: o formato tradicional ainda ganha muito espaço pelo seu design contemporâneo e cabe em vários estilos ainda da Decor. O mais CLÁSSICO, por exemplo, ainda é encontrado nas casas que mantém aquela tradição da decor antiga, casa da avó, que combinam com elementos dos azulejos e revestimentos antigos, dourados, quase um estilo Luiz XV.
CONTEMPORÂNEO: O abajur contemporâneo é um dos mais desejados pelo seus aspecto mais romântico, requintado, com tonalidades clássicas e coringa. A maioria deles são feitos com a cúpula cilindrica, e seu charme está nos variados estilos do apoiador (pezinho).
RÚSTICO: quase todos com base em madeira são considerados rústicos, mesmo servindo de contemporâneo, mas o abajur puramente rústico, e procurado por muitos moradores de fazenda, casas no campo, é o abajur feito com fibras naturais:
MODERNO: chamamos de moderno o abajur design. Estilos diferenciados e curiosos que montam um formato divertido. Parecem ter estilo jovial, mas abajures como estes ficam bem interessantes no ambiente e com cara de peças assinadas.
Mas se você acha que abajures só existem no tamanho de mesas e cabeceiras, está equivocado. Um objeto muito pedido nos projetos e que deixam o ambiente com muito mais estilo é o Abajur de Chão. É como se fosse a versão estendida dos abajures pequenos, ou os pequenos, as miniaturas destes, já que o formato e design da cúpula, mantém os padrões, o que muda, são os pés com alturas.