POSSO UTILIZAR TAPETE NA SALA DE JANTAR?
Ô duvidazinha que permeia moradores…
Não tem problema, vamos sanar direto e reto!
Aí vai:
O errado NÃO é colocar tapete na sala de jantar. O erro está em COMO e QUAL tapete colocar.
É claro que você pode utilizá-lo embaixo da mesa de jantar, sem dúvidas isto está a seu critério. Mas, algumas recomendações devem ser seguidas antes de aplicar a ideia.
Começe fazendo as seguintes perguntas:
É REALMENTE NECESSÁRIO PARA O AMBIENTE QUE TENHA UM TAPETE NA SALA DE JANTAR?
Bom, se você já possui um tapete na área de estar, e que faz toda a decoração do espaço, um tapete na sala de jantar não será o diferencial, mas apenas um objeto a mais. Se o assunto aqui é preferência, e você quer sim optar pelo tapete sob a mesa, fique a vontade. Você tem liberdade e autonomia pra isso.
EXISTE O TAPETE IDEAL PARA A SALA DE JANTAR?
Sim!
-
Praticidade: Imagine você escolhendo um tapete felpudo, todo fofo e quentinho para dar conforto e requinte à sua mesa de jantar, e aí, cai comida, cascas de pão, arroz e outros alimentos em cima dele, o que acontece? Simplesmente os tais alimentos vão se “enfiar” por debaixo dos pêlos fofinhos e macios do seu tapete e… pra limpar? Aiaiaiai… Tudo bem, não é você quem limpa? A má notícia é que com certeza seu custo irá aumentar em casa por tanto gastar em água ou produtos ( além de gastar o tempo da sua assistente quando limpar), ou terá custos frequentes com o serviço de Lavanderia. Neste caso, tapetes altos, de relevo ou macios, não parecem ser a melhor opção.
-
Segurança: estes mesmos tapetes de relevos mais altos, são exatamente o perigo na casa. Eles facilmente criam aquelas famosas orelhas em suas pontinhas, contribuindo para um belo tropeção. Residências com crianças então, acidente na certa. A criança tropeça e bate a cabeça na quina da mesa. Todo cuidado na hora de decorar é essencial. Nem sempre o mais bonito é o mais seguro. Além de ser perigoso, orelhas viciam o tampete, e visivelmente ficam horríveis.
Solução: Prefira tapetes de fios baixos, lisos, sem franjas e sem relevo como os tapetes de fibras, de sizal, até os ocidentais geométricos que estão bem na moda. O tamanho do tapete também é segurança, então certifique de que o tapete escolhido é grande o bastante para que as cadeiras sejam arrastadas para trás, sobrando espaços.
DICAS:
-
Se a sua sala já é pequena, prefira um único tapete focado na região do sofá. O ambiente fica com sensação de maior.
-
Combinação: não se prive a isso. Não é regra combinar estampas, cores, etc. Defina uma personalidade e a mantenha para todo o espaço. Use o seu bom senso.
-
Destaque: nem sempre o tapete da sala será o destaque. Na minha opinião, nem deve ser, se a sua sala de estar é conjugada com a de jantar. Mas se você quer que o tapete sob a mesa de jantar seja o protagonista, monte um estilo que favoreça isso, ou seja, aplique um tapete neutro na sala de estar, (ou nem aplique).
Confira sugestões de salas de jantar com tapete que selecionamos para você. Observe como as recomendações acima, estão super aplicadas às composições abaixo: