Quando você pensa em mármore, sua mente te leva diretamente à pias de banheiro ou cozinha. Afinal, por muitos anos fomos habituados a escolher a pedra ali, naquele setor de sempre. Ou até mesmo nos pisos, para quem podia $ tê-lo.
Só que há um bom tempo, não é isso que vem acontecendo mais. O mármore deixa de ser peça exclusiva das áreas molhadas e vem tomando lugares inusitados, e nós, vamos conhecer quais são.
VOCÊ SABIA: O QUE É E ONDE SURGIU O MÁRMORE
O mármore é uma rocha metamórfica, ou seja, rochas que sofrem alterações da rocha original, como uma
metamorfose, que vem do calcário exposto a altas temperaturas, mais encontradas em regiões onde houve presença de vulcões. É muito explorado para o ramo da Construção Civil.
No Brasil, o Estado com maior concentração de mármore, é o Estado do Espírito Santo.
TENDÊNCIA QUE VEIO PRA FICAR
Dizer que o Mármore é tendência é meio redundante, pois assim como muitas outras coisas em decoração, o mármore também é uma peça coringa. Ele sempre está na moda, em alta, e sempre aparecem novas modalidades da pedra para termos sempre opções.
Um deles, é o MÁRMORE CARRARA, famoso nestes últimos tempos por sua cor e estampa, ele é uma pedra branca que apresenta “riscos” em cinza, e é este detalhe que faz dele, uma das pedras mais desejadas na decoração de interiores. O nome provém da Cidade de Carrara, na Itália, região onde a tendência começou e se espalhar até chegar a nós.
ONDE APLICAR ?
Um ambiente com Mármore Carrara vai se tornar um ambiente mais requintado, moderno, com cara europeia e sofisticado. Combina com muitos estilos de decoração, por ser neutro e por ser uma pedra que não conflita com nada. Aqui, eu trouxe exemplos de Carrara em cada cômodo, pra você conferir a diferença que ele pode proporcionar ao ambiente:
Acessórios criados tendo base o mármore Carrara. Detalhes que mudam o ambiente.
IDEIAS FAKES, PORÉM CRIATIVAS
A mente nunca pára, e quando não se tem algo que custe muito, o jeito é adaptar e fazer parecido. É o caso dos materiais que simulam Mármore Carrara e na verdade, não são. O que importa mesmo, é se aproximar o máximo da textura e estampa que o Carrara possui e que faz todo mundo morrer de amores.
Para isso, alguns materiais são necessários como: papéis, tintas, isopores, cartolinas, enfim. Uma gama de opções que você pode procurar na internet que você vai achar dezenas de DIYs simulando o Carrara, como nos exemplos abaixo: